quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PRA ANATEL, TIREI O CHAPÉU!

No final de Julho, viajei ao exterior e de lá, usei telefone local para ligar para a Central de Roaming Internacional da CLARO e assim ativar serviços de chamadas no Exterior. Em 31/07/12 contrarei um pacote de Roaming Internacional para 50 minutos de chamadas (realizadas e recebidas) e dados, por R$49,00. Desativei em meu telefone os serviços de atualização de dados para diminuir o consumo. Todas as ligações que recebi e realizei no exterior (no período de 31/07/12 a 13/08/2012) somaram 43 minutos (ou seja, dentro dos 50 minutos do pacote contratado). Na fatura do Mês de Agosto, recebi a cobrança dos R$49,00 referente ao pacote de Roaming Internacional já mencionado. Até aí, tudo ok! Minha surpresa (NAGATIVA, CLARO) foi que, em 12/09/2012 recebi uma mensagem da CLARO falando do valor da minha conta de Setembro:R$1.516,76 sendo que, deste valor, eu reconhecia o valor de R$257,52 (média mensal que gasto) e, do restante, R$1.244,39 referente a gastos no exterior, sendo: R$244,39 de 43 minutos de ligações realizadas e recebidas (SIM, os mesmos 43 minutos que estavam sendo descontados dentro do pacote já pago em Agosto) e mais R$1,014.85 referente a "GPRS/Edge" (que em atendimento da CLARO é traduzido como "transferência de dados" (SIM; os serviços de dados que foram desativados e NUNCA UTILIZADOS no periodo da viagem)).
Liguei para a Central da CLARO (1052) e, depois de algum tempo de espera, fui atendida e expliquei a situação (o parágrafo escrito anteriormente levou mais de 1 hora para ser entendido e transcrevido como reclamação pelo atendente) e foi formalizado através do protocolo 2012293453396 que, separou a cobrança de R$1.516,76 em duas partes: Uma conta devida, no valor de R$257,52 e outra no valor total de R$1.516,76 (incluindo aí, a cobrança indevida dos R$1.259,24 já citados anteriormente). Nesse protocolo, o atendente me confirmou que, em 5 dias úteis (ou seja, até 20/09/2012), a CLARO me retornaria com uma posição de minha reclamação.
Os dias se passaram e como não houve retorno algum entendi que a Operado havia reconhecido os seus erros e atendido ao meu pedido. Dia 13/10/2012, sábado, recebi uma ligação por volta das as 08h da manhã para me informar que minha solicitação "não foi aceita e a CLARO julgou (sim, "julgou") como essas cobranças sendo devidas". Questionei a atendente sobre essa resposta da CLARO e ela apenas sabia ler a resposta em seu sistema e sugeriu que, se eu quisesse mais explicações ligasse para o 1052. Que foi o que fiz naquela noite... após mais de uma hora de espera na linha, falei com um atendente que me disse que não poderia fazer nada e que se eu abrisse outra reclamação, a resposta seria a mesma ou seja, seguirão me cobrando indevidamente por serviços já pagos e também por serviços não realizados. Então, perguntei se havia mais alguém que eu poderia falar e tentar resolver isso e o atendente respondeu que iria transferir a ligação para seu supervisor, mas que a resposta dele seria a mesma. Pedi então para transferir a ligação e... TU TU TU... acredita que desligaram???
Bom, se não atendem por bem a mim, com educação e honestidade, resolvi apelar pro PROCON-PR. Ao visitar o site desta entidade, a notícia da abertura era "Em 24/08/2012, com mais de 790 reclamações contra a CLARO, o PROCON-PR multou a Operadora CLARO em R$2.300.000,00 por cobranças indevidas, entre outros."

Como o PROCON-PR distribui apenas 100 senhas/dia (50/manhã e 50/tarde), fui segunda-feira, 15/10/2012, cedo pra lá. As 07:40 estava na fila e, acabei por pegar a senha 47. Consegui ser atendida e formalizei minha queixa por volta das 11:30. Me confirmaram que haveria uma reunião de remediação dentro de 3 meses. Puxa.. 3 meses. Mas tudo bem, vamos lá.
Ao chegar no trabalho, comentei essa história triste com uma colega e ela me indicou pra falar com a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Liguei para o número 1331 e expliquei a minha situação e repassei o número de protocolo com a CLARO. A atendente disse que ia analisar meu caso e me dariam retorno em até 5 dias úteis. Para a minha surpresa, no dia seguinte, recebi uma ligação desta mesma atendente, dando como deferido o meu pedido e informando que a CLARO não iria me cobrar tais valores. E mais (pasmem): ela encontrou em uma fatura anterior, outra cobrança indevida e solicitou o reembolso da mesma (no valor de R$132,00).
Sobre a OPERADORA CLARO, não preciso nem dizer mais nada, né? Agora, sobre a ANATEL... ah, essa eu tiro o chapéu!!!

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